domingo, 4 de dezembro de 2011

Judô

Jigoro Kano (1860-1938)

Arte marcial criada em 1882, por Jigoro Kano, tendo por objetivos: trabalhar o corpo, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas aplicadas à defesa pessoal.
A primeira escola de judô do mundo foi fundada em fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya, em Tóquio, o Kodokan - Instituto do Caminho da Fraternidade.
Teve grande aceitação, sendo considerado desporto oficial no Japão ainda no final do século XIX, e a polícia japonesa o incluiu em seus treinos. Na Europa, o primeiro clube judoca foi o londrino Budokway, em 1918.
Após estudos, Jigoro Kano apresentou três princípios norteadores do Judô e quatro fundamentos básicos.

Princípios:
  • Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito: utilização global, racional e utilitária da energia do corpo e do espírito.
  • Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos: ressalta-se a importância da solidariedade humana; voltar-se para o próximo criam atletas melhores e, principalmente, seres humanos melhores.
  • Princípio da Suavidade: valer-se da energia do adversário para movimentar-se, usando-a contra ele, ao invés de se opor à energia dele.

Fundamentos básicos:
  • Postura (Shinsei)
  • Movimentação (Shintai)
  • Pegadas (Kumi-kata)
  • Amortecimento de quedas (Ukemi), sendo 10 no total.
O judoca deve adotar os princípios e dominar os fundamentos básicos, em seu Caminho.

O Judô chegou ao Brasil por volta de 1922, por Thayan Lauzin, fazendo sua primeira apresentação em Porto Alegre. Realizou, em seguida, demonstrações no Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se para o Pará em outubro de 1925, continuando a disseminar a arte. O início, contudo, mostrou-se penoso.
Em 1938, um grupo nipônico fundou a Academia Ogawa, sob a liderança de Riuzo Ogawa. Convém ressaltar que Riuzo Ogawa era um mestre de Jujutsu tradicional, e não de Judô. Mas adotou o nome de Judô para a arte que lecionava, o que muito contribuiu para a disseminação da arte em nosso país. Em 1969 fundou-se a Confederação Brasileira de Judô, reconhecida por decreto em 1972.
Atualmente, o Judô é ensinado em academias e escolas em todo o país, reconhecido com um esporte saudável.


Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário