quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sambo


Sambo é uma arte marcial moderna, desenvolvida na extinta União Soviética e reconhecida como esporte em 1938. Originou-se da fusão das técnicas desenvolvidas por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943) independentemente. O estilo desenvolvido por Spiridonov possuía raízes na luta greco-romana, lutas eslavas, aikijujutsu japonês e artes marciais chinesas. Oschchepkov, por sua vez, desenvolveu técnicas oriundas do tenjin shin'yo-ryu e kito-ryu (escolas de aikijujutsu) e judô. Ele foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin. Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo do mestre e assimilou as técnicas de Spiridonov. Foi, também, o responsável pelo reconhecimento dessa arte como modalidade esportiva, junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições, é, muitas vezes, citado como o criador do Sambo contemporâneo.
Existem, hoje, três versões do Sambo:
  • Sambo Esportivo;
  • Sambo Auto-Defensivo, utilizado na defesa contra agressores desarmados e armados 
  • Sambo de Combate, com raízes militares. Inclui formas de combate para situações as mais diversas, sendo mais agressivo que as versões anteriores;
Segundo a FILA (Federação Internacional de Estilos de Lutas Associadas), o Sambo é uma das quatro principais forma de luta livre amador praticadas hoje, ao lado da luta greco-romana, estilo livre (free style) e judô.

Para se conhecer melhor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário