domingo, 21 de agosto de 2011

Eskrima


Eskrima (escrima ou escryma) é uma referência às artes marciais filipinas (em inglês, FMA - Filipino Martial Arts) que têm ênfase no treino com armas (principalmente bastão e lâminas), além do combate desarmado. A arte é também conhecida como Kali  (bastante empregado no ocidente) e Arnis de mano. Eskrimador ou kalista é o praticante de eskrima (ou kali).
O ensino é simplificado, visando apenas as técnicas que se provaram eficazes em combate e que podiam ser ensinadas em massa sobreviveram. Isso permitiu que os habitantes de vilas sobrevivessem aos invasores estrangeiros e moradores de outras vilas. A simplicidade persiste até hoje e é a base das artes marciais flipinas. Não confunda simplicidade com ausência de eficácia. A simplicidade reside, sim,  em sua sistemática. Sob as técnicas básicas reside uma estrutura bastante complexa e refinada de técnicas para domínio do adversário.
Praticantes dessa arte são reconhecidos por sua habilidade em lutar com armas e desarmados. E a maior parte dos sistemas de eskrima incluem lutas com uma grande variedade de armas, combates com pé, chaves e projeções. Na maioria dos sistemas, as ténicas armadas e desarmadas são desenvolvidas paralelamente, por meio de um sistema projetado para desenvolver seus aspectos comuns. As variações mais comuns são a do bastão simples, a de dois bastões, e a de espada/bastão e faca. Alguns sistemas são conhecidos por se especializarem em outras as armas, como o chicote e o cajado. Há algumas variações de armas exclusivas na prática de eskrima, como o kerambit , o barung e o balisong. O rattan, madeira derivada do bambu, facilmente encontrado nas Filipinas, é o material mais utilizado na fabricação de bastões e varas de treino, com resistência, leveza e boa durabilidade.
Existem mais de cem sistemas diferentes de eskrima, remetendo-se, não raro,  às origens de uma tribo ou região, e podem ser classificados em três grupos principais:
  • Estilos da região norte das Filipinas
  • Estilos da região sul das Filipinas
  • Estilos da região central das Filipinas
Destacando-se:
  • Eskrima São Miguel
  • Doce Pares
  • Balintawak
  • Arnis moderno
  • Kalis illustrisimo ou Bakbakan
  • Eskrima águia negra
  • kali-silat
Como tantas outras artes marciais, a história da eskrima é cercada de lenda. A maior parte de seus praticantes não possuía escolaridade, para fazer uma história escrita. Assim, boa parte de sua história foi transmitida oralmente. A grande quantidade de diferentes sistemas de luta chamados pelo mesmo nome - eskrima (kali ou arnis de mano), tornou tudo ainda mais confuso. Registros históricos documentam que, no início do século XVI, algumas tribos combateram, usando armas e técnicas nativas, os invasores espanhóis. Os espanhóis eram experientes conquistadores, utilizavam seus próprios sistemas de luta, superioridade bélica e metalúrgica. O quanto isso afetou os sistemas de luta nativas, é uma questão controversa. Mas é fato que os filipinos tomaram emprestado algumas técnicas, com a técnica de esgrima espanhola com espada e adaga e a adaptaram ao uso de dois bastões, um longo e outro curto. Para muitos, a eskrima sofreu influência, inclusive, de outras culturas, como a dos nativos de Taiwan e de Bornéu, que mantinham contato com os nativos filipinos, assim como outras artes marciais da Indonésia e da Malásia (tjakalele), em migrações. Existe, portanto, a possibilidade de que os sistemas de luta filipinos tenham suas raízes históricas em artes marciais indonésias, que, por sua vez, foram influenciadas pelas artes chinesas, como o kun tao, que tem suas raízes vinculadas ao ch'uan (conhecida no ocidente como Kung fu). Outra arte chinesa que pode ter influenciado grandemente a eskrima, em especial a luta desarmada (panantukan) é o wing chu, também chinês. Essas influências não apresentam, porém, ligação direta com traços sócio-político-culturais das Filipinas hoje. Outros, acreditam que as FMA baseadas em armas, tiveram suas raízes independentes da marioria dos sistemas de luta desarmados. E suas inevitáveis similaridades com outros sistemas se dariam pelo tipo de armas, comum aos diversos sistemas (filipinos, malaios, chineses e indianos).

Nos Estados Unidos, os sistemas mais populares são:
  • Sayoc kali
  • Sina-tirsia-wali
  • Eskrima serrada
  • Eskrima lameco
  • Dog Brothers Martial Art
  • Pekiti-tirsia
No Brasil, os mais difundidos:
  • Arnis maharlika, ensinado desde 1976 pelo Punong Guro Herbert "Dada" Inocalla, que em conjunto com seu irmão datu Shirshir inocalla, desenvolve um trabalho de resgate e utilização do arnis como terapia marcial filipina.
  • Kali silat ou sina-tirsia-wali, criado pelo norte-americano Paul Greg Alland, primeiro ocidental a ganhar o Philippines World Escrima Tournament. O estilo foi trazido ao Brasil por Paulo Albuquerque; hoje, o aluno mais graduado de Greg na América Latina.

Em Hollywood, a eskrima tornou-se bastante popular, figurando em filmes de Bruce Lee, Steven Seagal, a trilogia Bourne (A Identidade Bourne, O Ultimato Bourne e A Supremacia Bourne), a trilogia Blade (Blade, Blade II e Blate Trinity), Missão Impossível, Caçado, A Batalha de Riddick, entre outros.

Para se conhecer melhor essa interessante - e extremamente eficiente - arte marcial, sugiro:

Kali Silat - Brasil: http://www.kalisilat.com.br
Dog Brothers Inc. Martial Arts: http://dogbrothers.com/
Lameco Eskrima International: http://www.lamecoeskrima.com/
Sayoc Global LLC: http://sayoc.com/

Um comentário: