sábado, 27 de agosto de 2011

Munição de elastômero (munição de impacto controlado)



Consiste em um projétil de látex, podendo ser encontrada em vários formatos e tipos. Popularmente, é conhecida como bala de borracha. É comumente encontrada no calibre 12, constituída de projétil único ou de múltiplos.
Os primeiros usos deram-se na década de 70, pelo exército britânica na Irlanda do Norte, para  dispersar munições e conter tumultos. Foi desenvolvida para serem usadas contra o chão, ricocheteando e atingindo as pernas de manifestantes e agitadores. Versões mais fracas, para uso civil, são vendidas normalmente em alguns países. No Brasil, o uso desse tipo de munição está restrito a policiais, guardas, militares e empresas de segurança privada.
Semelhante à munição comum, apresenta uma cápsula com pólvora, responsável pela explosão - e impulsão do projétil - após a percussão. A ponta, contudo, é feita de borracha ou de esferas de metal revestidas de borracha (mais comum). Isso impede que a munição apresente grande caráter penetrante. Ainda assim, há a possibilidade de ferimentos graves e até mesmo a morte por uso não-recomendado ou acidentes. Em inglês, o termo usado para esse tipo de munição é less lethal ammunition - munição menos letal. O projétil é disparado a uma velocidade inicial de 240 m/s. A distância mínima recomendada para seu uso é de 20 m, devendo-se mirar nas pernas; nunca acima da cintura. Mas como os projéteis são de borracha (ou revestidos), há a possibilidade de ricochetes, atingindo outras partes do corpo, como os olhos ou garganta. Há inúmeros casos relatados de lesões graves provocadas por seu uso, bem como a penetração na cabeça, tórax e abdome. 
Atualmente, duas empresas produzem esse tipo de munição no Brasil - a Condor Munições Não-Letais, e a CBC - Companhia Brasileira de Cartuchos. Ambas de calibre 12.
Há inúmeras pesquisas à procura do munição não letal ideal. Diferentes tipos de munições de elastômero apresentam variações quanto à distância mínima aceitável e à máxima com precisão. No mercado internacional, além da munição de balins múltiplos (mais comum), recentemente, desenvolveu-se o projétil estabilizado tipo "foguete". Disponível, inicialmente, apenas para o Departamento de Defesa Norte Americano. Agora, também para a polícia dos EUA. Compreende um projétil singular (único), estabilizado por barbatanas.

Para se conhecer mais:

http://www.condornaoletal.com.br/
http://www.cbc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário