segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jun Fan Jeet Kune Do


Jeet Kune Do - o modo de se interceptar o punho -, também conhecido como Jeet Kun Do ou JKD, é um sistema de arte marcial voltado para situações reais de combate, criado pelo artista marcial e ator Bruce Lee. Em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu-se pelo nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar a arte. Jun Fan é o nome de Bruce Lee em chinês. Assim, passou a significar o modo de Bruce Lee interceptar o punho.
O JKD não se restringe a uma técnica propriamente ou conjunto de técnicas. Compreende uma síntese dos pensamentos de Bruce Lee, uma filosofia influenciada pelo Taoísmo, Zen Budismo e Krishnamurti. Um pesquisador quase obsessivo de técnicas e teorias marciais. Percebeu que as técnicas clássicas eram ineficientes em combates reais, perdidas em floreios e movimentos desnecessários, optando por abordagens mais diretas. Acreditava que a velocidade era fundamental no combate e as técnicas mais simples, mais eficientes.
O JKD nasceu da fusão de diversas artes marciais estudadas, como o Boxe, a Esgrima, o Kung Fu e o Wing Chun. Sua abrodagem filosófica é, contudo, o mais importante, uma vez que não limita o praticante a uma técnica ou conjunto de técnicas restritos, estáticos. Pelo contrário, o JKD se desenvolveria de forma diferente em cada lutador, uma vez que duas pessoas não possuem as mesmas características físicas e psicológicas. Cada praticante adapta o estilo a seu corpo e não o contrário. A liberdade de expressão é fator preponderante ao desenvolvimento individual da arte.

Conceitos Fundamentais:
  • Totalidade de combate: o combatente deve estar focado no adversário e pronto a responder às mais diversas formas de abordagem.
  • Máxima eficácia: estudo e aprendizagem contínua de diversas artes marciais, aumento da experiência em combate.
  • Autodefesa: o combatente deve fazer o que for necessário para se defender, independente das técnicas ou estilos marciais adotados.
  • Velocidade de execução: quanto maior a velocidade para a realização de seus golpes, maior a probabilidade de vencer o adversário.
  • Ataque forte: o combatente deve estar um passo a frente de seu adversário, interceptando seus ataques e antecipando-os.



A economia e a simplicidade são as chaves dos movimentos do Jeet Kune Do. (Bruce Lee)

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário