sexta-feira, 5 de julho de 2013

Eduardo Ceneviva Berardo




Eduardo Berardo conheceu o grande cuteleiro Luciano Dornelles durante uma viagem de férias à Serra Gaúcha, na cidade de Nova Petrópolis, em dezembro de 2004. Assim que tomou nas mãos uma belíssima faca de aço damasco que Dornelles acabava de concluir, denominada La Pampa, apaixonou-se de imediato pela arte da Cutelaria Custom. O nobre cuteleiro então, vislumbrando o interesse do visitante, predispôs-se a, na medida do possível, orientar o aprendizado deste, que morava a 1400 quilômetros do Mestre. 
Berardo retornou à Catanduva/SP em janeiro de 2005, num domingo à noite e já na segunda-feira pela manhã iniciava a construção de sua forja à gás para começar sua caminhada pela arte do ferro e do fogo. Sua primeira bigorna foi um pedaço de trilho de trem, preso precariamente sobre um cepo de madeira. Concluiu sua primeira faca ainda no mês de janeiro. 


Em fevereiro de 2006 vendeu sua primeira faca para o exigente mercado Norte-americano. Em julho do mesmo ano, por deliberação de Dornelles, retornou à Nova Petrópolis para iniciar seu aprendizado na confecção de aços damascos. Entre os anos de 2006 a 2008 exerceu a função de 1º Secretário da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros. Em 2007 conquistou os Prêmios de Melhor Aço Damasco e Melhor Faca Integral na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis e Melhor Aço Damasco no São Paulo Knife Show. Nos anos de 2008 e 2009 ministrou palestras técnicas na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis e no São Paulo Knife Show. No ano de 2008 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Campo e Melhor Faca Integral na Feira de Cutelaria de Nova Petrópolis. 


 
Entre os anos de 2009 e 2012 exerceu a função de Diretor Técnico da Sociedade Brasileira dos Cuteleiros. Em setembro de 2009 realizou Curso de Cutelaria Avançada nível II com o Mestre Cuteleiro Rodrigo Sfreddo. Em novembro de 2009 submeteu-se ao Teste de Graduação de Mestre Cuteleiro pela Associação de Italiana de Cuteleiros em Milão, sendo aprovado. À partir de 2010 foi convidado a exercer a função de julgador dos concursos de melhores facas das edições do Salão Paulista de Cutelaria. Em 2011 realizou palestras sobre facas de Alto Desempenho à Tropa dos Comandos e Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. No ano de 2012 recebeu os Prêmios de Melhor Faca de Caça, Melhor Faca de Arte e Melhor Adaga na 1ª Mostra Internacional de Cutelaria em São Paulo. 



Em novembro de 2012 ministrou curso de Confecção de Ferramentas Forjadas em situação de Guerra de Resistência aos Oficiais Instrutores do Centro de Instrução de Guerra na Selva do Exército Brasileiro em Manaus/AM.
 

 
As facas apresentam excelente acabamento, equilíbrio e design arrojado. Recomendo.

Visite:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário