segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chin Na

Chin Na, Chi-Na ou Qin Na, é um método de imobilização (Chin significa agarrar ou segurar; Na, controle).Compreende um conjunto de técnicas chinesas de torções, usos de chaves e pontos de pressão, largamente utilizada em diversos estilos de luta chinesas.


Historiadores acreditam que o general Yueh Fei (1003 a 1114 a.C.) aprendeu com o monge Shaolin Jao Tung as 108 técnicas originais de imobilização e torção, conhecidas como Chin Na. O objetivo de um monge Shaolin seria neutralizar o adversário sem a necessidade de feri-lo demasiadamente. Grande parte do apelo desse método reside em usar a força do adversário contra ele mesmo. A inteligência ganharia da força. Os pontos de acupuntura padrão são usados como pontos de pressão. Para cada ataque há um contra-ataque; e para cada contra-ataque, há outro, formando um círculo sem começo nem fim, em um complexo diálogo de combate.
Destacam-se, entre os estilos de Kung Fu, três que enfatizam especialmente tal método:
  • Pai Huo Chuan
  • Fan Tzi len Jao
  • Hung
 Para se conhecer mais, recomendo o livro Analysis of Shaolin Chin Na: Instructor's manual for All Martial Styles (Ymaa Book Series)

Nenhum comentário:

Postar um comentário