domingo, 25 de setembro de 2011

Hapkido


O Hapkido é uma arte marcial coreana centrada na defesa pessoal, valendo-se de socos, chutes, rolamentos, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração. Utiliza técnicas com armas diversas, como bastões, espadas, facas, leques e bengalas. Em verdade, os praticantes aprendem a usar praticamente qualquer objeto para sua defesa. Tem em seu treinamento o estudo de acupuntura e pontos de pressão, utilizados em técnicas de imobilização e condução.
Suas origens perdem-se em mitos e histórias. A Coreia (então dividida em três reinos) sofreu grande influência de países vizinhos como a China e o Japão, surgindo diversos estilos, tendo os chutes como forte característica. Na década de 60, foi criada a The Korea Hapkido Federation, a primeira organização mundial de Hapkido. Na direção, Dae Hoon Choi, Grão-mestre Chong kyu Pak, Grão Mestre Park Sung Jae e Ji han Jae. O primeiro contato com o ocidente deu-se quando a federação enviou 15 de seus membros ao Vietnã para uma demonstração às tropas norte-americanas, vietnamitas do sul e coreanas.
O Hapkido chegou ao Brasil, oficialmente, em 1971, em São Paulo, com o Grão-mestre Park Sun Jae, representando a Hapkido Korea Association. Em 1972, chega o Grão-mestre Park Sung Jae, apresentando-se ao alto comando do exército e oferecendo-se para ensinar a arte aos militares brasileiros. Organizou-se uma demonstração e, para espanto de todos, Grão-mestre Park Sung Jae dominou a todos que o atacavam, levando-os ao solo. Solicitado para que repetisse a proeza, os militares que o atacaram, recusaram-se, em função dos fortes golpes que haviam sofrido. A partir de então, passou a ensinar a uma equipe do exército brasileiro. Em 1977, chegou, em São Paulo, o Grão-mestre Yun Sik Kim, representante da escola Bum Moo Hapkido, com uma multiplicidade de técnicas de controle e imobilização, desenvolvendo-se em pé e no solo.
A graduação apresenta uma pequena variação, de acordo com o estilo adotado, da faixa branca à preta.

Para se conhecer melhor essa interessante arte marcial, sugiro:

CALDAS JR, Paulo. Hapkido - O caminho da energia coordenada. On Line Editora. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário