domingo, 8 de janeiro de 2012

Kendo

Kendo (Caminho da Espada) é uma tradicional arte marcial japonesa cuja origem está no manejo e combate de espadas pelos samurais. Por volta de 1350 DC, observou-se uma grande evolução no manejo da espada. E, a partir de 1467 DC, com as guerras civis (que perduraram cerca de 100 anos), desenvolveram-se as técnicas no uso da espada. Formaram-se diversas escolas, difusoras do conhecimentos.
A partir de 1615 DC, estabeleceu-se claramente o sistema de classes. Ao sistema de manejo de espadas, acrescentaram-se valores filosóficos e espirituais, oriundos do zen-budismo e do confucionismo. Paralelamente, as técnicas se refinavam. Passou-se a usar a espada de bambu no treinamento. O Kendô passou a ser visto como caminho de busca para a vida e realização humana, em um sentido mais amplo.
No Período Meji, foram introduzidos diversos elementos culturais europeus; o governo buscava a modernização. Como consequência, a cultura tradicional japonesa foi relegada a um segundo plano. Em 1876, a classe dos samurais foi oficialmente extinta e a prática do Kendô abolida nas escolas, levando-a quase à extinção. Mas, em 1890, volta a ser ensinada, como atividade extra-curricular.Em 1895, foi criada uma associação - A Associação Nippon Butokukai - com a finalidade de congregar todas as escolas de Kendo, restabelecendo-se seu desenvolvimento e difusão.

Katana

Com a derrota na II Grande Guerra Mundial, em 1945, a prática do Kendo foi proibida. Em 1952, com o Tratado de Paz em vigor, essa arte, mais uma vez, se revitalizava, criando a Liga Nacional de Kendo. Contudo, o Kendo adaptou-se aos novos tempos. Nascia o embrião do Kendo contemporâneo.
O Kendo chegou ao Brasil através dos imigrantes japoneses, em 1908, praticado, inicialmente entre japoneses e seus descendentes. Em 1933, em comemoração aos 25 anos de imigração japonesa no Brasil, os praticantes de Judô e Kendô fundaram a primeira associação de Judô e Kendo - Hakoko Ju-Ken Do Ren-Mei.

Bokuto

Com a derrota do Japão na II Grande Guerra, escolas de língua japonesa foram fechadas e manifestações da cultura japonesa proibidas. Anos depois, o Kendo voltou a ser ensinado, em 1959, com a criação da primeira Associação Brasileira de Kendo.
Estima-se que haja, hoje, no mundo, cerca de 2.000.000 de praticantes de Kendo, dos quais 1.200.000  encontram-se no Japão.

Shinai

A prática do Kendo não se limita ao uso da Katana (espada longa japonesa), Bokuto (espada de madeira) e do Shinai (espada de bambu). Abrange, também a prática do espírito e da etiqueta (Reigi). Seu objetivo é disciplinar o caráter humano pela aplicação dos princípios da Katana.



Para saber mais:

Confederação Brasileira de Kendo
Instituto Niten


Nenhum comentário:

Postar um comentário