quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Musashi


Miyamoto Musashi foi um extraordinário guerreiro, nascido como nome de Shimen Takezo na província de Mimasaka, na província de Miyamoto, em 1584. Autodidata, ele viajou durante vários anos envolvendo-se em duelos,  assimilando e desenvolvendo técnicas. Diz-se que se envolveu em sessenta duelos, sem derrotas. O caminho do guerreiro, como aperfeiçoamento, tornou-se uma obsessão para ele. Os duelos supriam a ausência de guerras. Isso, claro, não era muito bem visto pela sociedade.
Geralmente, os samurais usavam a katana com as duas mãos. Musahi desenvolveu um estilo novo, permitindo o manuseio de duas espadas - a longa (katana) e a curta (wakizachi), uma em cada mão. Mas, no confronto com um adversário hábil, adotava apenas uma lâmina, reservando sua técnica ao confronto com vários simultaneamente. Esse estilo foi conhecido como nito ichi ryu (duas espadas, uma escola) ou niten ichi ryu (dois céus, uma escola).
Menos conhecida é sua habilidade como pintor. Ele acreditava que o guerreiro deveria praticar outras formas de arte, como a poesia ou a pintura, a fim de equilibrar a espada e complementar sua percepção da realidade.
Em 1643, começou a escrever um livro que influenciou a esgrima japonesa e, posteriormente, a estratégia militar em todo o mundo - Go Rin No Sho (O Livro dos Cinco Anéis). Hoje, indicado em cursos de administração e estratégia.
Escreveu, também, o Dokudo - o Caminho da Auto-Confiança (em 1645), compreendendo 21 frases que orientariam seus seguidores no Caminho do Guerreiro. Originalmente, foram endereçadas a Magonojo Terao, seu aluno. Suas idéias foram claramente influenciadas pelo zen-budismo e pelo confucionismo. Faleceu nesse mesmo ano.

A partir do século XX, ele passou a desfrutar de uma imensa popularidade, graças ao romance de Yoshikawa - Musashi -, incialmente produzido em forma de série. No Brasil, a obra é encotnrada em 2 volumes. Filmou-se uma trilogia, considerada um clássico do cinema japonês, na década de 50, com o ator Toshiro Mifune, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro por sua atuação.

E escreveram-se revistas em quadrinhos (HQs) - Vagabond - de grande sucesso, nos Estados Unidos, Japão, Brasil e Itália.
Sua vida e obras influenciaram guerreiros, artistas marciais, administradores e estrategistas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário