quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Posições de combate para combate com facas

Existem várias posições de combate adotadas pelo combatente, segundo o treinamento, arte marcial e gosto pessoal. A posição oferecerá maior ou menor mobilidade, estabilidade e efetividade.As artes marciais, de forma geral, apresentam-se muito estáticas diminuindo consideravelmente a mobilidade do praticante. E, particularmente, em combate com facas, a mobilidade é fundamental para a esquiva, ataque, defesa e contra-ataque eficientes.

Posição clássica em artes marciais

A posição militar apresenta a mão viva à frente, em posição paralela ao corpo, a mão forte (detentora da faca), recuada, próxima ao tronco. Joelhos levemente flexionados. A faca, recuada, aumenta a distância a ser percorrida em um movimento de ataque (corte ou estocada), facilitando a antecipação do movimento pelo adversário. A mão viva, à frente, torna-se um alvo fácil de ataques, o que pode ser facilmente aproveitado por um adversário competente.

Posição militar

A posição dissimulada, por sua vez, vale-se, comumente, da empunhadura invertida, ocultando a lâmina com o braço. A arma, fora do campo visual concede ao agressor o elemento surpresa, em situações de emboscada.

Posição dissimulada

Para o combate com facas, adotamos a posição de combate com a arma para frente (ofensiva) ou para trás (defensiva), basicamente. Na primeira, os joelhos são mantidos levemente flexionados, tronco rotacionado, com metade do corpo oculto; a mão fraca protegendo o pescoço, antebraço e cotovelo protegendo o coração. Ombros relaxados e o peso do corpo ligeiramente para frente. O calcanhar do pé de trás, levemente erguido, permitindo um ataque explosivo e eficiente. A mão fraca, se necessário, deverá ser usada para segurar ou contra-atacar, se necessário. A faca deve ser sempre movimentada, para dificultar o ataque em direção à mão forte. Com a arma para trás, a mão fraca à frente evitará o desarme com facilidade, controlando melhor a distância entre os combatentes, Contudo, em um combate faca x faca, essa posição deve ser evitada, uma vez que é evidente a facilidade de corte na mão viva.

Posição de combate com a arma atrás
Posição de combate com a arma à frente

A postura adequada permitirá equilíbrio e movimento, assegurando ao lutador atacar e defender-se de forma eficiente, fluindo de um ao outro.

Um comentário: